Quem somos


A Pastoral Carcerária é a presença de Cristo e de sua Igreja no mundo dos cárceres onde procura desenvolver todos os trabalhos que essa presença vem a exigir. A Pastoral mantém contatos e relações de trabalho e parceria com organismos dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, como também ONG’s locais, outras igrejas, enfim, com todas as pessoas de boa vontade.

Características da Pastoral Carcerária:

1) Está junto das pessoas privadas de liberdade. Só a proximidade que nos faz amigos nos permite apreciar profundamente os valores das pessoas privadas de liberdade, seus legítimos desejos e seu modo próprio de viver a fé. À luz do Evangelho reconhecemos sua imensa dignidade e seu valor sagrado aos olhos de Cristo, pobre como eles e excluído como eles. Desta experiência cristã compartilharemos com eles a defesa de seus direitos”. (DA.398)

2) Busca a Libertação integral da pessoa humana no mundo do cárcere. Consciente de que precisa enfrentar as urgências que decorrem da violência e da miséria do sistema prisional, o agente voluntario, da Pastoral Carcerária busca dialogar fraternalmente com todos os membros do Sistema Prisional para melhor atender os irmão privados de liberdade.

3) Escolhe radicalmente, a opção fundamental e a experiência concreta de uma vida na caridade, muito mais do que a realização de obras boas, bonitas e notáveis, sinaliza, apresenta e mostra ao mundo do cárcere a VERDADE DE JESUS CRISTO.(Documento Sinodal.p.20).

Nenhum comentário: