quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Assembleia Nacional da Pastoral Carcerária reúne coordenadores em Brasília

A Pastoral Carcerária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará, entre os dias 25 e 27 de novembro, em Brasília, assembleia nacional com os membros da coordenação nacional, dos estados e do Distrito Federal. O assessor eclesiástico da Pastoral Carcerária na Arquidiocese de Juiz de Fora, Padre Welington Nascimento de Souza, que também faz parte da Coordenação Colegiada da pastoral no Regional Leste 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo), estará presente.

A assembleia acontece a cada dois anos com o propósito de avaliar o agir da pastoral no país, planejar ações e prestar contas das atividades feitas ao longo do biênio. Este ano, o encontro terá como tema “O sonho de Deus, um mundo sem cárceres”, e o lema “Cristo nos libertou para que sejamos verdadeiramente livres” (Gálatas 5,1).

Segundo Padre Welington, um dos focos do encontro será a discussão em torno do encarceramento em massa, realidade vivida pelo sistema carcerário brasileiro. “Nós vamos pensar em medidas e saídas que possam ajudar o Brasil a superar esta crise em que infelizmente as pessoas acreditam que vencemos a criminalidade criando presídios e prendendo. A realidade mostra que isso não funciona”.

Nos três dias de evento, os representantes da pastoral em 22 estados e no Distrito Federal refletirão sobre o Jubileu Extraordinário da Misericórdia e as permanentes mobilizações para a garantia da plena justiça social e da luta pelo desencarceramento, tendo como diretrizes as exortações de Papa Francisco e as propostas da Agenda Nacional pelo Desencarceramento, elaborada pela Pastoral Carcerária e outras entidades que atuam na defesa dos direitos humanos.

As mazelas recorrentes do sistema prisional brasileiro, como a superlotação, as precárias condições das unidades prisionais, a morosidade ou o punitivismo encarcerador da justiça no julgamento dos casos, entre outros tópicos, também serão debatidas na assembleia.


Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Fonte: Arquidiocese JF com informações de www.carceraria.org.br


Nenhum comentário: