quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Minas Gerais e Espírito Santo foram representados na Assembleia Nacional da PCr

O assessor eclesiástico da Pastoral Carcerária (PCr) de Juiz de Fora e membro da Coordenação Colegiada da pastoral no Regional Leste 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo), Padre Welington Nascimento, marcou presença na assembleia ordinária da PCr Nacional, que aconteceu no último fim de semana em Brasília.

Com o tema: “O sonho de Deus, um mundo sem cárceres!” e o Lema: “Cristo nos libertou para que sejamos verdadeiramente livres!” (Gálatas 5,1), a assembleia teve início no dia 25 (sexta-feira) com a participação de aproximadamente 30 pessoas, entre eles, coordenadores e coordenadoras da Pastoral Carcerária em todo o Brasil.

Segundo Padre Welington, um dos focos do encontro foi a discussão em torno do encarceramento em massa, realidade vivida pelo sistema carcerário brasileiro. “Nós vamos pensar em medidas e saídas que possam ajudar o Brasil a superar esta crise em que infelizmente as pessoas acreditam que vencemos a criminalidade criando presídios e prendendo. A realidade mostra que isso não funciona”.

Nos três dias de evento, os representantes da pastoral em 22 estados e no Distrito Federal refletiram sobre o Jubileu Extraordinário da Misericórdia e as permanentes mobilizações para a garantia da plena justiça social e da luta pelo desencarceramento, tendo como diretrizes as exortações do Papa Francisco e as propostas da Agenda Nacional pelo Desencarceramento, elaborada pela Pastoral Carcerária e outras entidades que atuam na defesa dos direitos humanos.

Os fatos recorrentes do sistema prisional brasileiro, como a superlotação, as precárias condições das unidades prisionais, a morosidade ou o “punitivismo encarcerador” da justiça no julgamento dos casos, entre outros tópicos, também foram debatidos na assembleia.

Com informações da PCr Nacional

Nenhum comentário: