quarta-feira, 14 de novembro de 2018

PCr lança campanha “Você se cuida?” em parceria com alunos de Faculdade de Juiz de Fora



A Pastoral Carcerária Arquidiocesana em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio Juiz de Fora, vai lançar no próximo domingo, dia 18, na missa das 10h, da Catedral Metropolitana, a campanha “Você se cuida?”, que beneficiará as mulheres presas da cidade de Juiz de Fora. O objetivo é arrecadar doações de itens de higiene pessoal, como papel higiênico, sabonete, absorventes, creme dental, lâminas de barbear, entre outros.

Conforme dados do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking dos países com maior população carcerária no mundo (atrás apenas de Estados Unidos e China), com mais de 700 mil pessoas presas. Entre 1992 e 2012, a população carcerária brasileira saltou de 114 mil para aproximadamente 550 mil pessoas presas, sofrendo um aumento de 380%. No mesmo intervalo de tempo, a população brasileira cresceu 30% (de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE).

O Infopen também aponta que a população feminina presa teve um aumento de 567% entre os anos de 2000 e 2014. Hoje no Brasil são mais de 40 mil mulheres encarceradas. Estes números evidenciam um aumento progressivo de prisão das mulheres no país, com excesso de presas provisórias, superlotação, deficiência na assistência médica, elevação do risco de doenças e muitas crianças abandonadas (devido à prisão de suas mães).

Segundo o assessor eclesiástico da PCr Arquidiocesana, padre Welington Nascimento, a pastoral “reconhece os esforços da Vara Execução Penal de Juiz de Fora, dos Diretores das Unidades Prisionais da cidade, no entanto, são 161 mulheres presas em Juiz de Fora, e o estado necessita de contribuições para atender as necessidades das encarceradas e, por isso, conta com a solidariedade de todos nesta campanha”.

As doações podem ser entregues na Paróquia Nossa Senhora do Líbano (Rua Raulina Magalhães, 40 - Grajaú), ou na Catedral Metropolitana (Rua Santo Antônio, 1201 - Centro).

Nenhum comentário: