terça-feira, 2 de abril de 2019

Comissão para a Ação Social Transformadora do Leste 2 se reúne em João Monlevade (MG)


Aconteceu nos dias 30 e 31 de março, em João Monlevade, na Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano (MG), o encontro da Comissão para a Ação Social Transformadora do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB. A Arquidiocese de Juiz de Fora foi representada pelo assessor eclesiástico da Pastoral Carcerária, Padre Welington Nascimento; pelo responsável pela Pastoral da Saúde, Padre José Leles da Silva; e pela coordenadora da Pastoral do Menor, Alessandra Cristina de Castro.

Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas frente às questões minerárias”, e usando a metodologia Ver-Julgar-Agir, o encontro buscou promover momento de partilha das experiências entre as Pastorais Sociais, avaliação dos trabalhos da Comissão e definir ações pontuais para o regional.

Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo referencial da Comissão e anfitrião, acolheu a todos após a mística de abertura, expressando suas expectativas: a importância de aprofundar o tema ‘Fraternidade e Políticas Públicas’ em conjunto com a questão minerária no Mundo, em especial no estado de Minas Gerais.

Padre Nelito Nonato Dornelas conduziu a reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2019. Já o Frei Rodrigo Peret apresentou a problemática sobre a Mineração e a articulação da rede “Igreja e Mineração”. Ela foi criada durante encontro ocorrido em Paracatu (MG) entre os dias 21 e 22 de março, diante do contexto de violações de direitos pelas mineradoras.

Na manhã de domingo (31) foi celebrada a Santa Missa, presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti e concelebrada pelos padres presentes, com a participação da Escola Diaconal da diocese. O encontro foi encerrado com o envio dos participantes.

*Fonte: site da Arquidiocese JF com informações do site da Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano

Nenhum comentário: