terça-feira, 20 de junho de 2017

Quarto e último dia da Catequese Marial reflete sobre “Quem é Maria”

O assessor eclesiástico da Pastoral Carcerária Arquidiocesana,
pe. Welington, marcou presença no encontro

No último sábado, 17 de junho, foi realizado na Catedral Metropolitana o último encontro da Catequese Marial. Na ocasião, o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, trouxe como reflexão o tema “Quem é Maria?”.

O arcebispo começou o encontro lembrando que na Bíblia não encontraremos passagens que falem dos pecados de Nossa Senhora, porque ela não os tinha. "Ela não teve pecado, por isso, a chamamos de Imaculada Conceição", destacou.

Dom Gil ainda recordou a passagem do Evangelho de João das Bodas de Caná, em que Maria notou que estava acabando o vinho da festa e disse aos que estavam trabalhando: "Fazei tudo o que Ele vos disser". Segundo o pastor, Nossa Senhora, através desta passagem, nos ensina a confiar e acreditar em todos os momentos em seu Filho, Jesus. Maria é exemplo de fé e esperança para todos nós.

No primeiro encontro da Catequese Marial, no dia 6 de maio, os fiéis puderam refletir sobre “Maria na Igreja”, enquanto que no dia 20 do mesmo mês, o assunto foi “Maria na Bíblia”. No último sábado, 10 de junho, Dom Gil falou sobre “Maria nos últimos Papas”. Para a professora Maria Imaculada, que participou dos três encontros e o de sábado (17), esses momentos foram importantes para conhecer e se aprofundar mais sobre Nossa Senhora. "Nós, de certa forma, desconhecemos esse universo de Maria, e esses conhecimentos vêm nos fortalecer na fé", ressaltou.

Segundo Dom Gil, durante os quatro encontros sobre Nossa Senhora, todos procuraram aprofundar os conhecimentos sobre a mãe de Jesus. "Penso que o grupo que pôde estar aqui desde o primeiro encontro possa ter recebido informações mais amplas sobre a figura e a pessoa da Mãe do Salvador", concluiu.

A Catequese Marial foi uma iniciativa da Arquidiocese de Juiz de Fora para celebrar de forma mais efetiva o Ano Nacional Mariano. O auge das comemorações será no dia 12 de outubro, data que marcará os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul.

Texto e foto:Assessoria Arquidiocese JF

Nenhum comentário: