terça-feira, 24 de outubro de 2017

PCr de Juiz de Fora sedia Encontro do Regional Leste 2

A Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Juiz de Fora sediou, no último final de semana, dias 20 e 21 de outubro, o Encontro de Coordenadores, Assessores e Assistentes Religiosos Arqui (diocesanos) do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O assessor eclesiástico da PCr arquidiocesana, padre Welington Nascimento, coordenou o encontro juntamente com a assessora jurídica da coordenação colegiada do Regional Leste 2, Jaqueline Ricci Fra.

O objetivo do encontro foi promover uma formação continuada e integrada dos assessores e coordenadores(as) buscando um olhar interno das ações, organizações e articulações da Pastoral Carcerária na Igreja. O coordenador de comunicação da PCr Nacional, Marcelo Naves, foi o assessor do encontro e ele propôs a discussão sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2018, Fraternidade e Superação da Violência.

Para o assessor do encontro, é importante o engajamento da Pastoral Carcerária na discussão do tema da CF 2018 pensando, em comunhão com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como ela pode contribuir nessa temática que é o combate à violência e como ela pode interferir na sociedade e nas comunidades eclesiais para trazer tanto uma reflexão, como formas ativas de superação da violência.

“A Campanha da Fraternidade sempre é profética, ela incentiva a Igreja, os cristãos e toda a sociedade a denunciar tudo o que causa a morte, todo o pecado social, mas também anunciar a vida, anunciar uma sociedade em que todos tenham vida e vida em abundância. Então nada mais pertinente do que se ter uma superação da violência, justamente, num momento em que a gente está cada vez mais consciente que as violências são estruturais”, ressaltou.


Marcelo destacou, ainda, que os sistemas carcerário, penal, de justiça e as polícias do país atualmente “se mostram extremamente violentos contra a população mais pobre, especialmente os jovens negros. Então é essencial a gente ter esse debate e entender que essa violência estatal, o genocídio da juventude negra e o encarceramento em massa devem ser riscados da pauta política”, completou.

Estiveram presentes mais de 20 representantes das cidades de Juiz de Fora, Belo Horizonte, Curvelo, Mariana, São João Del Rey, Uberlândia, Uberaba, Divinópolis, Patos de Minas, Itabira, Governador Valadares e Pouso Alegre.


Coordenação colegiada do Regional Leste 2

A assessora jurídica da coordenação colegiada do Regional Leste 2 e coordenadora do encontro, Jaqueline Ricci Fra, disse que momentos como esse são importantes para promover  o intercâmbio entre os representantes da PCr, “para traçar e planejar as atividades, além disso, o tema da CF 2018 tem tudo haver com a Pastoral”, explicou.

Também participante da coordenação colegiada, Magda de Fátima e Oliveira ressaltou que a Pastoral Carcerária vai participar de muitos debates e trabalhos relacionados à Campanha. “A Pastoral precisa se preparar porque vai ser muito procurada para falar sobre o tema. Nosso papel é servir e defender a vida”, concluiu.



Nenhum comentário: